BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MORRE O FOLCLORISTA E HISTORIADOR DEÍFILO GURGEL


O Rio Grande do Norte perdeu no início da tarde do dia primeiro de fevereiro de 2012 (quarta-feira), um dos mais importantes folcloristas da atualidade: morreu Deífilo Gurgel,  natural de Areia Branca, nascido no dia 22 de outubro de 1926, filho de  JUVENAL DOS SANTOS e de  DALILA GURGEL DOS SANTOS. Imortal da Academia Mossoroense de Letras, cadeira nº 18, que tem como patrono LUIZ DA CÂMARA CASCUDO. Ele estava internado no hospital Papi, em Natal, desde o dia 23 de janeiro.Deífilo passou por uma cirurgia em maio passado para extrair um tumor benigno na próstata, mas o procedimento não é apontado como a causa da morte. Ele havia sido internado por desidratação e início de desnutrição.
Embora residisse em Natal desde os 18 anos de idade, Deífilo Gurgel mantinha um vínculo muito próximo com Areia Branca, sua cidade natal, onde deixa muitos amigos. Ele costumava dizer que vinha a esta cidade para sorver cultura, pois os bate-papos com os amigos e conterrâneos lhes serviam de inspiração.Apesar dos seus 85 anos de idade, era lúcido, criativo e cada vez mais apaixonado pelas letras.Ao seu rico currículo, além de folclorista, historiador, escritor e poeta pode-se acrescentar que Deífilo Gurgel era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal, exerceu as funções de diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), de Natal; diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA); professor de Folclore Brasileiro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Poeta, jornalista, Deífilo Gurgel publicou várias obras.Numa das suas últimas entrevistas concedidas ao O Mossoroense, Deífilo Gurgel falou que havia dedicado 40 anos da sua vida às pesquisas, período em que percorreu e conheceu todo o Rio Grande do Norte. Essas andanças resultaram em mais de uma dezena de livros publicados.Os primeiros títulos (como o autor gostava de chamar) foram livros de poesia. O primeiro foi "Cais da Ausência", "Os Dias e as Noites", "7 Sonetos do Rio e Outros Poemas" e, ainda de poesia, "Os Bens Aventurados". De folclore a lista é mais extensa: "Danças Folclóricas do Rio Grande do Norte", "João Redondo - Teatro de Bonecos do Nordeste", "Romanceiro de Alcaçus", "Manual do Boi Calemba", "Espaço e Tempo do Folclore Potiguar". Fora os dois estilos, poesia e folclore, ele publicou o livro "Areia Branca - A Terra e a Gente", que ele classificou como sendo um ensaio sobre a sua terra.No ano passado, Deífilo Gurgel publicou um novo livro sobre as tradições folclóricas do município de São Gonçalo do Amarante, intitulado "São Gonçalo - O País do Folclore", lançado dentro do aniversário de 300 anos daquele município.
O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza , decretou luto oficial no município por três dias, a contar da data de ontem, pelo falecimento de Deífilo Gurgel.No decreto o gestor justifica que a homenagem é em consideração ao elevado sentimento de que se revestiam as ações de Deífilo Gurgel, de destacável importância cultural, adicionado ao amor que nutria pela cidade onde nasceu,bem como sua participação em diversos setores da sociedade potiguar e os predicados e a indiscutível importância do filho da terra, cidadão e honrado chefe da família com a qual conviveu por décadas. 

Um comentário:

  1. COMENTÁRIO Nº 1.
    São 23 horas e 18 minutos aqui em Natal.
    Abri a minha caixa de e-mails agora a noite e constatei uma informação que me foi passada pela Academia Norteriograndense de Letras. É que inumeras pessoas haviam noticiado falsamente o falecimento de Deifilo Gurgel na data 1º de fevereiro de 2012.
    Os mais cuidadosos trataram de retirar imediatamente a tal triste notícia.

    COMENTÁRIO Nº 02
    Acesse os seus "indevidos" links "DIRETORIA DE ENSINO DA PM-RN", "ACADEMIA CORONEL MILTON FREIRE" e "CFAPM".
    Lá você poderá ler uns comentários que fiz.
    Sugiro que leia com atenção até que "a ficha caia".
    Sugiro também que procure ler os demais comentários a respeito de PLÁGIO e outras irregularidades mais que abundantemente estão publicos em inumeras de suas postagens.
    Em breve estarás recebendo por intermédio do Cmt do 2º BPM uma espécie de notificação expedida pelo atual diretor de ensino da PM-RN, acerca da indevida criação de blogs e/ou links em nome de Orgãos e/ou Organizações Policiais Militares da PM-RN, para as quais, até prova em contrário, V.Sª e nenhuma outra pessoa obteve autorização da autoridade competente.
    Oportuno esclarecer que qualquer cidadão, civil ou militar pode perfeitamente expressar e manifestar o seu pensamento, utilizando-se de todo e qualquer meio disponível.
    Entretanto, tal principio constitucional não deve ser confundido com usurpação de função pública (criar um endereço eletrônico em nome de orgão público, sem estar devidamente autorizado é usurpar a função do respectivo gestor).
    Passeando pelos seus incontáveis links e blogs percebe-se que basicamente todas as unidades da PM-RN sofreram e estão sofrendo essa indevida e ilegal "gestão".
    Você também deverá estar recebendo alguma comunicação a respeito do link ou blog da ALEJURN - Academia de Letras Jurídicas do RN.
    Tenho amizade com alguns dos seus acadêmicos e, certa vez, fui interpelado pelo advogado Miranda Gomes a tal respeito, pois o mesmo se mostrou surpreso e perplexo ao saber que alguém havia criado, sem autorização e nem o conhecimento da respectiva presidência um blog em nome da referida ALEJURN.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir

EQUIPE DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

http://img440.imageshack.us/img440/5965/anigif2ui.gif

PORTA TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTA  TERRAS POTIGUARES NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

BLOG'S E LINK'S DO OESTE NEWS, WEST NEWS E JULLYETTH BEZERRA: