A obra do Complexo Viário da Abolição na BR 304, perímetro urbano da cidade de Mossoró-RN vai finalmente sair do papel. Foi iniciada hoje, dia 11 de janeiro de 2010 (segunda-feira), pela Construtora Luis Costa (CLC), subcontratada pela Empresa Industrial Técnica S/A (EIT), responsável pela obra, inicia a fase de terraplanagem de um trecho de quatro quilômetros cuja licença ambiental foi emitida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA). No total, serão 17 quilômetros de obra. A CLC também será responsável pela construção do asfalto do Complexo Viário.
Segundo Célito Luis, diretor de obras da CLC, o serviço de terraplanagem deve levar cerca de seis meses, enquanto que a construção do asfalto deve consumir outros quatro meses.
A terraplanagem será iniciada a partir do trecho próximo à base da Petrobras e a CLC vai colocar 100 homens para trabalhar na obra, segundo informou Célito Luis.
Em paralelo, também será iniciada a construção dos cinco viadutos que fazem parte do projeto do Complexo Viário. Segundo Dorian Freire, engenheiro EIT, até o final deste mês, no máximo, os viadutos começam a ser levantados.
O prazo contratual para o término do Complexo Viário é de 18 meses.
Por enquanto, "apenas" R$ 8 milhões dos R$ 58 milhões previstos para a obra estão empenhados, informou Dorian, acrescentando que existe uma rubrica para liberar mais R$ 20 milhões.
O engenheiro não acredita que haverá problemas para a liberação dos recursos. "É uma obra que está incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), então não haverá dificuldades", enfatizou Dorian.
O COMPLEXO
O Complexo Viário da Abolição está orçado em R$ 72 milhões, de acordo com o Governo Federal, e será implantado em um trecho de 17 quilômetros da BR-304, entre o bairro Santa Delmira (zona oeste) e a rota de saída para Apodi, que será totalmente duplicada. A obra inclui, além da duplicação, a implantação de cinco viadutos e o alargamento da ponte sobre o rio Mossoró e será realizada em um movimentado trecho da BR-304, que, além de dar acesso a Mossoró, é uma das principais vias de ligação rodoviária entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, por onde é escoada grande parte da produção agrícola e industrial da região Oeste potiguar.
A obra conta com recursos do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Mossoró, responsável pelo projeto técnico.
FONTE - JORNAL DE FATO
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