BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sábado, 13 de junho de 2009

LUTO PELA UFERSA - Movimento em Apodi



Neste exato momento está sendo realizado na cidade de Apodi um manifesto em razão da perda do campus da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA). O protesto intitulado "Luto pela Ufersa" é organizado por estudantes apodienses e das cidades de FELIPE GUERA, SEVERIANO MELO, ITAÚ, VIÇOSA, RIACHO DA CRUZ e RODOLFO FERNANDES. Os manifestantes estão vestidos de preto para simbolizar o estado de luto.
A manifestação esteve início às oito horas, com saída da BR-405 até o centro da cidade de Apodi. Estão sendo serão exibidas várias faixas e cartazes de repúdio aos deputados que participaram da autorização da ida do campus da Ufersa para a cidade de Caraúbas. Porém, pude constatar que os políticos apodienses, os maiores culpados, estão sendo excluídos nesta manisfestação, eles, sim, tanto da oposição, como da situação, são os maiores culpados. Caso, O Apodi tivesse ganhado o Campus da UFERSA, eles teriam realizados grandes festas comemorandos e cada lado queria ser o pai da criança, como perderam, ainda consegue fazer com os menos informados façam movimentações, jogando a cukpa para quem não nada haver. Se tudo hoje em dia, tem que passar pelos políticos, temos que cair na realidade e reconhecer que os de Caraúbas estão ganhando do de Apodi, de goleada. Em 1982, Apodi perdeu a Rádio Centenário, em 1987, perdeu o Pelotão da Polícia Militar, apesar, de 2003, ter ganhado uma Companhia de Polícia Militar; em seguida, perdeu a Cosern e agora, perde a UFERSA. Sim, você apodiense contou cantos gols a terra abençoada por São Sebastião fez em cima da terra abençoada por São João e Nossa Senhora da Conceição. Se não contou, que conte. Apenas relacionel algumas percam. Porém, existem outras.

A verdade é preciso ser dita, em épocas de eleições estaduais, cada político de Apodi apóia um candidato, ou seja, eles se vendem, daí, quando precisa de apoio político juntos aos parlamentares, eles alegam, não estou dezendo nada a você, eu comprei seus votos. O que falta em Apodi é que um político local deixe de lado esse ciclo vicioso de fazer política, ou seja, pensando em si, na família e em meia dúzia de amigos e esquecendo o povo, e sim, seja coletivo e não, individual

Considero Apodi como se fosse uma semente de uma grande árvore que foi plantada em uma terra boa, porém, não foi bem regada, daí, outras árvores, apesar de não de origem tão grande assim, foi bem cuidada, cresceu, cresceu e cresceu, ddaí a planta de Apodi ficou debaixo dessas outras e hoje, mesmo que venha ser cuidada, não tem mais espaços para crescer, tendo em vista que está sobre a sombras dessas outras arvores. Cujas, poderiam serem denominadas de PAU DOS FERROS, CARAÚBAS e MOSSORÓ. Caso, nossos políticos, de imediatamente não mude de comportamento, passando a cuidar em todos os aspectos, outras árvores podeão vir prejudicar, cujos nomes são: FELIPE GUERRA, SEVERIANO MELO e ITAÚ. Seria uma vergonha, Apodi perder para essas urbes, porém, existe a possibilidade, isto é, caso nossos políticos continue fazendo política somente pensando em ficar rico e o povo continuar pobre da silva.

O povo também precisa mudar, enquanto, os apodienses continuarem super partidários, nossos políticos jamais mudarão. Eles sabem que aqui cada lado têm dez mil votos, sendo a diferença de para outro muito pequena, daí tona-se fácil de se trabalhar em cima dos indecivos, cerca de mil. Como Apodi possui um eleitorado de 22 mil eleitores, fica difícil para quem quer mudar, ou seja, talvez, aí mil eleitores. Não vai conseguir mudar nunca lutando contra 20 mil apaixonados, cujos, só têm olhos para vêem os erros dos adversários, enquanto, eles dizem, meu político é o melhor do mundo. Certo dia ouviu um de esses apaixonados dizer, eu tinha o maior prazer de político tal político fizesse relação com minha mulher. Veja, que atraso, em pleno século XXI, as poucas pessoas que pensam em dias melhores para todo mundo, tem que lutar contra a maioria do povo, que ainda pensa que o dinheiro público só tem um dono, no caso, os políticos. Minha gente, O DINHEIRO PÚBLICO É DE TODOS NÓS. Você e eu somos quem pagamos os bons salários do presidente da República, dos governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, ministros, secretários, generais, coronéis, policiais. Enfim, pagamos desde o chefe do Executivo até o gari, porém, desses grandes números de funcionários, apenas temos direito de mandar somente no “GARI”. Não é assim, apenas temos uma única obrigação, a de respeitá-los, e não termos medos deles. “APODIENSES, ACORDAM!!! – VAMOS FISCALIZAR RIGOROSAMENTE CENTAVO POR CENTAVO DO DINHEIRO PÚBLICO.
" Os apodeienses estão alegando que foi uma verdadeira falta de respeito e traição por parte de todos os deputados que participaram dessa negociação. Durante a campanha eleitoral do ano passado, todos eles vieram com o discurso de que apoiariam nossa luta em favor da instalação do nosso campus, no entanto o que vimos foram todos eles sentados e sorrindo ao lado do ministro da Educação enquanto ele assinava a ordem de instalação para outra cidade. Apodi precisa saber dessas traições", disse o estudante Assis Júnior, acompanhado da comissão organizadora do manifesto.
Segundo eles, a maior queixa é a de que os deputados teriam demonstrado e prometido dar total apoio para que o campus fosse instalado em Apodi. "Eles vieram aqui, subiram ao palanque de seus candidatos e pediram voto prometendo que defenderiam nossa luta. Outra coisa é que a nossa sociedade aderiu ao nosso esforço, coisa que nunca vimos em Caraúbas. Se lá havia apoio político forte, aqui em Apodi nós também tínhamos, ou pelo menos acreditávamos que tínhamos", declara.
Com o protesto os manifestantes pretendem retomar as discussões que já vêm ocorrendo há mais de dois anos, tendo os integrantes inclusive entregue um abaixo-assinado ao próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a aprovação do campus para a cidade.
Hoje 506 estudantes viajam diariamente de Apodi para Mossoró e Caraúbas para terem acesso ao Ensino Superior. Além destes, outros tantos preferem morar em Mossoró para evitar a viagem de 70 quilômetros de ida e mais 70 para voltar todos os dias. "Tem gente que acorda às 4 horas da madrugada para viajar e só estão de volta à cidade depois das 13 horas. Além disso, ainda tem o gasto de R$ 20 reais por mês para ajudar o transporte escolar, já que a Prefeitura Municipal contribui com o combustível, mas existem outros gastos", destacou.
A instalação do campus da Ufersa em Apodi beneficiaria a cidade e também a região do Vale do Jaguaribe. Semestralmente é registrado um grande aumento no número de estudantes do Ensino Superior oriundos da região. "O manifesto será para que nós expressemos o nosso sentimento de indignação para com a falta de respeito desses deputados. Além de tudo isso, até hoje não nos deram qualquer justificativa", conclui o estudante.

Veja o comentário de nosso conceituado jornalista CESAR SANTOS do Jornal de FATO, editado em Mossoró, edição de hoje, 13 de junho de 2009-SÁBADO

A verdade sobre a Ufersa
Hoje, em Apodi, será realizado um ato público para “velar” o campus da Ufersa no município. A morte de um projeto que nunca teve vida. Certamente, os mais radicais e com interesses políticos e individuais vão “descascar” em cima de desafetos. Discurso do tipo “a culpa é de fulano que não lutou” ou “de cicrano, que não teve força política”. No meio do “velório”, o povo enganado. Basta. Neste momento, é preciso fazer um relato do tema, de forma clara e responsável, para acabar com o volume de equívocos, mentiras e de agressão ao cidadão apodiense. O ponto de partida é: Apodi não perdeu o campus da Ufersa porque nunca teve. O que teve, na verdade, foi um projeto elaborado e promessas políticas irresponsáveis, que fizeram a população sonhar com o improvável. Falta seriedade. A partir do reitor da instituição, Josivan Barbosa, que chegou a “garantir” a instalação do campus. Depois, a bancada federal do Rio Grande do Norte (três senadores e oito deputados), que se “engajou” na luta pelo nada. Todos, sem exceção, sabiam que a instalação do IFRN no município, instituição federal com perfil próximo à Universidade Federal, eliminava a possibilidade de Apodi receber o campus da Ufersa. O mesmo serve para Pau dos Ferros, que igualmente elaborou um projeto, bem embasado, mas esbarrou na instalação da unidade da IFRN. Isso é fato. É a realidade. Agora, os interesses políticos fabricaram as ilusões. O jovem Flaviano (PC do B), sonhando com o cargo de prefeito, fez do projeto uma bandeira de sua campanha a prefeito em 2008. Enganou. A prefeita eleita Gorete Pinto (PMDB), para não ficar atrás, também jurou em praça pública que iria levar a Ufersa para o município. Enganou. O ex-prefeito José Pinheiro usou o mesmo expediente. Outras lideranças políticas fizeram o mesmo jogo da irresponsabilidade. Iludiram o povo, faltaram com a verdade. O ato público de hoje deveria servir para essa classe assumir uma postura séria, sem mentiras, sem ilusões, e relatar a verdade ao povo. Bom seria a bancada federal também presente, assim como o reitor Josivan Barbosa. Apodi, certamente, seria grata a um ato de verdade.

Não adianta querer tampar o sol com a paneira e sim, ter a dignidade de assumir a fraqueza, do mesmo jeito, se tivesse ganhado estaria comemorando. Não coloque a culpa em Garibaldi, Fátima Bezerra, Henrique, Lula e tantos outros. Tudo bem, eles têm suas parcelas de culpa, porém, a maior parte de culpabilidade é dos políticos locais. Caso Apodi tivesse ganhado o Campus da UFERSA, a briga seria grande, entre os grupos políticos, cada um estaria querendo ser o pai. O BOM PAI ACEITA O FILHO, SEJA ELE FEIO, ALEIJADO, BOM OU RUIM, ASSIM SENDO, O BOM POLÍTICO ACEITA A VITÓIA E A DERROTA. ACHEI A MOVIMENTO MUITO FRACO, É A PROVA QUE O POVO DE APODI ESTÁ FICANDO SABIDO. AQUELE VELHO DITADO POPULAR; “GATO ESCADADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA” ELES DISTRIBUIRA UMA RELAÇÃO COM OS NOMES E AS FOTOS DOS TRAIDORES, TUDO BEM, O BOM ENTENDEDOR ACEITA TAL RELAÇÃO, PORÉM, DEVERIA TER ALGUÉM DE APODI NA LISTA. NA MINHA OPINÃO, TAL RELAÇÃO É UM VERDADEIRO “C A R T E L”. OU SEJA, A OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO USARAM UM PREÇO SÓ, MELHOR DIZENDO, AS DUAS PARTES ESTÃO COM A RAZÃO. SE FOSSE UMA ELEIÇÃO, COM CERTEZA, PELA PRIMEIRA VEZ O RESULTADO SERIA UM EMPATE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EQUIPE DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

http://img440.imageshack.us/img440/5965/anigif2ui.gif

PORTA TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTA  TERRAS POTIGUARES NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

BLOG'S E LINK'S DO OESTE NEWS, WEST NEWS E JULLYETTH BEZERRA: