DILMA ROUSSEFF (PRESIDENTE), ROSALBA ROSADO (GOV), FÁTIMA BEZERRA ((DEP. FED) E LARISSA ROSADO (DEP EST) |
28/11/2011 (SEGUNDA-FEIRA) - A presidenta Dilma Rousseff formalizou assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante com o consórcio Inframérica, vencedor do leilão realizado em agosto. A concessão se refere à construção parcial, manutenção e exploração do aeroporto por um período de 28 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco anos. Simultaneamente à assinatura, o pouso do avião presidencial significou a primeira atividade de uma aeronave na pista do aparelho.
O valor total do contrato é de R$ 650 milhões para a construção dos terminais e na operação da estrutura aeroportuária e tem prazo de três anos para entrega das obras, a partir da assinatura do documento.No discurso, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a principal vantagem do aeroporto de São Gonçalo em relação a outros Estados. Ao contrário de outras estruturas, o novo equipamento do Rio Grande do Norte terá uma grande área ao redor do aeroporto que permitirá a construção de novas empresas. "Em muitas cidades do Brasil, a população cresceu ao redor dos aeroportos. Em São Gonçalo do Amarante, várias empresas terão a chance de se instalar, se expandir e fazer que o complexo seja o maior do Brasil, somando o volume de circulação de passageiros e de cargas", disse.A governadora Rosalba Ciarlini falou que a assinatura do contrato transforma o sonho de quase duas décadas em realidade. Ela reafirmou a importância do projeto estratégico não só para o RN, mas para o Nordeste, e disse que a obra estruturante tem o poder de induzir um grande crescimento com inovação no perfil econômico. Para Rosalba Ciarlini, os investimentos públicos e privados tornarão o Estado uma referência no cenário econômico global que gerará milhares de postos de trabalhos.Em relação aos investimentos, a governadora falou ainda sobre a responsabilidade do Governo do RN na construção de obras vinculadas, com a dos acessos às BRs 101, 304 e 406. "Já estamos com o acesso para a BR 406 devidamente autorizado com recursos assegurados pela Caixa Econômica Federal. Mas isso não é o suficiente. Nós precisamos de ligações com a BR 304 e 101 porque essas vias também trarão as cargas, já que uma das funções do aeroporto de São Gonçalo é ser um dos maiores aeroportos de cargas do Brasil e da América Latina. Vamos lutar para as obras começarem já no primeiro trimestre de 2012", disse.O representante do conselho administrativo da Inframérica, Gerson Almada, comentou que "hoje é um dia especial para todos nós. Celebramos mais do que a assinatura de um contrato. Vivemos o primeiro capítulo de uma mudança histórica na infraestrutura no Brasil. Somos testemunhas de uma iniciativa pública e privada que mudará os rumos do desenvolvimento no país, em especial no setor aeroportuário", disse.FONTE:JORNAL DE FATO
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